sábado, 18 de agosto de 2012
terça-feira, 14 de agosto de 2012
as bases
Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definição: Uma base é um aceitador de prótons (íon hidrônio H+)
Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.
- H2SO4 + Ca(OH)2 → 2 H2O + CaSO4(ácido sulfúrico + hidróxido de cálcio = água + sulfato de cálcio)HCl + NaOH → H2O + NaCl(ácido clorídrico + hidróxido de sódio = água + cloreto de sódio)Classificação das basesQuanto ao número de hidroxilas
- Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam bases fortes (família IA e IIA da Tabela periódica). Porém, o hidróxido de Berílio e o hidróxido de Magnésio são bases fracas.
- Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.
- Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de ser uma base fraca, é solúvel.
- Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
- Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.
- Sabor adstringente.
- Sofrem dissociação quando em solução aquosa; há separação dos íons conduzindo corrente elétrica.
- Base é toda a substância que, em solução aquosa libera como ânion exclusivamente OH- (hidróxido).
- Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos tem seus íons separados. O cátion é um metal, e o ânion é OH-.
Quanto ao grau de dissociação
Assinar:
Postagens (Atom)